terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Base do Samu de Caaporã comemora um ano de funcionamento com almoço para equipe


Muitas vidas salvas em um ano de Samu em Caaporã. Para comemorar um ano de existência – os profissionais da Base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Caaporã-PB realizaram um um almoço na base de atendimento, durante a tarde desta segunda-feira (25).
“O Samu em Caaporã ao longo deste ano ajudou a salvar muitas vidas de Caaporã e da região. Só tenho que parabenizar e agradecer o empenho de todos” relatou  a primeira-dama do município, Ivanilda Sousa.
A Base realizou dezenas de atendimentos sendo a maioria casos de acidentes de trânsito.

A população deve ligar para 192 nos casos graves. No momento da ligação a pessoa é atendida por um Técnico Auxiliar de Regulação Médica (TARM) que repassará a ligação para o médico regulador. Ele decidirá a ação apropriada a ser tomada desde o atendimento por telefone em casos mais simples, ao envio de Unidades de Suporte Básico (USB) ou Unidade de Suporte Avançado (USA) para casos mais complexos e até o acionamento do helicóptero (aeromédico) para os casos que necessitam de locomoção rápida.
Um dos pedidos feitos por toda equipe do SAMU é para que as pessoas não passem trote, pois um trote pode impedir que o serviço salve uma vida.

 Os profissionais do Samu atendem a vários tipos de urgências e emergências, dentre eles os traumas (acidente de automóvel, moto, tiro, facada, etc.), casos clínicos, pediátricos, cirúrgicos, gineco-obstétrico e pacientes psiquiátricos em qualquer lugar em que se encontre o paciente.
Nós que fazemos o Portal do Litoral parabenizamos toda competente equipe do Samu de Caaporã.

Equipe:

Coordenadora Médica:  Roberta Lucena
Coordenador Enfermagem: Mônica Mendes

Enfermeiros:
Luciene Sarmento
Magda Domingos
Neemias Raulino

Técnicos de Enfermagem:
Lúcia Araújo
Luciene Rosário
Valdilene Gomes
Wárico Inácio

Condutores:
Bruno Araújo
Andrius Victor
Thiago Souza
Nilton Dantas
Isael da Silva
Daniel Alexandre
Thadeu Nazário
Wihally Carvalho

Médicos:
Arão Santos
Thales Portela
Matheus Pompeu
Roberta Lucena
Nolan Palma
Marcos Vinicius
Carlos Alberto
Humberto de Almeida
Breno Torres
Gustavo Fernandes
Patrick Assis

Luiz Cláudio

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Destilaria Tabu em Caaporã evita demissões no período da entressafra com o Bolsa Qualificação



Para enfrentar o momento de entressafra, sem demissão dos funcionários, a Destilaria Tabu recorre mais uma vez, em seu 5º ano consecutivo, ao Programa Bolsa Qualificação. Esta é uma modalidade do seguro-desemprego concedida ao trabalhador com contrato de trabalho suspenso, conforme disposto em convenção ou acordo coletivo permitido pelo Ministério do Trabalho no programa FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), onde o trabalhador participa de qualificação e recebe auxílio financeiro.

Até a semana que vem faremos as assembleias com os trabalhadores e colaboradores. A TABU foi a pioneira nesse tipo de programa nas unidades de USINAS e DESTILARIAS na Paraíba. Atualmente outras unidades estão aderindo ao projeto. O Ministério do Trabalho na Paraíba tem sido de extrema importância para o andamento dos trabalhos, pela presteza, rapidez, nas ações por nós solicitadas.

Luiz Cláudio com informações de Paulo Araújo

sábado, 9 de fevereiro de 2013

exta-feira, 8 de fevereiro de 2013


Caps e Melhor Idade de Caaporã caem na folia contra a Dengue



Foliões do Centro de Atenção Psicossocial  de Caaporã e o grupo da Melhor Idade, colocaram o bloco na rua e aproveitaram para curtir o carnaval, sem esquecer de informar aos moradores da cidade sobre o combate ao mosquito da dengue. Além de se divertir com a orquestra de frevo, foram distribuidos material informativo que faz parte das campanhas "10 Minutos Contra a Dengue". 

 

 - O pressuposto do sucesso desse trabalho é a participação da população. As pessoas estão entendendo que o mosquito da dengue é um problema de todos, não só do governo. Com apenas 10 minutos por semana, é possível combater a dengue, eliminando os criadouros do mosquito, disse Dra. Roxelle coordenadora do Caps.

Campanha "10 Minutos Contra a Dengue" - A campanha foi lançada pela Secretaria de Estado de Saúde como o tom do alerta para evitar o alarme neste verão, sendo uma importante ferramenta de conscientização para a necessidade de todos se engajarem no combate ao foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O objetivo é estimular a população a investir 10 minutos por semana para eliminar possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos.

Luiz Cláudio

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

.Estudante de 12 anos dá à luz gêmeos na Argentina

A família só ficou sabendo que a menina estava grávida quando um professor de sua escola suspeitou ao ver sua barriga crescendo
Crescer
 Reprodução/The Sun
Uma jovem, não identificada, deu à luz gêmeos na cidade de Chilecito, na província de Santa Fé, na Argentina algumas semanas após comemorar seu 12º aniversário.
Os bebês nasceram prematuramente, cinco semanas antes do previsto, por meio de uma cesariana, pesando pouco menos de 1,5 kg cada.

A família da garota só descobriu a gravidez quando um de seus professores desconfiou que a barriga da estudante estava crescendo.

Os policiais começaram uma investigação para saber se houve abuso infantil. Eles vão ouvir dois rapazes de 16 e 20 anos que podem estar envolvidos com o caso.

Há informações de que a irmã da estudante, de apenas 14 anos, também deu à luz sozinha há cerca de três meses.

Vizinhos se reuniram para ajudar os pais das meninas a pagar pelos gastos com os bebês.

A notícia desse nascimento veio apenas um dia depois de uma menina de apenas 9 anos dar à luz uma menina no México, em 27 de janeiro.

O pai dessa criança é um rapaz de 17 anos, que está desaparecido. As informaqções são do jornal inglês The Sun.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Comunicado: Representante da Resex Acaú-Goiana participa do programa Show da Manhã e anuncia pagamento do bolsa verde para famílias de Caaporã



O Representante da Resex Acaú-Goiana Elivan Arantes participou hoje do programa "Show da Manhã" comandado pelo radialista Luiz Cláudio na Caaporã FM, e informou a data e onde será assinado o termo de adesão ao programa bolsa verde do Governo Federal. No próximo dia 20 de Fevereiro, as famílias devem  comparecer a Secretaria de Educação em Caaporã, durante todo o dia, no total 78 famílias serão  beneficiadas com a bolsa que pagará por ano o valor de R$ 1.200,00 por ano a cada família.


As famílias que participam do programa devem, procurar os conselheiros da Resex de sua comunidade ou na colônia dos pescadores em Caaporã, onde será consultado quem tem direito ao beneficio .

Os conselheiros no porto de Gongaçari em Caaporã São:

João Cabeção
Silas
Caetano
Galeguinho


Luiz Cláudio 

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Prefeito de Caaporã reúne professores e nova secretária de educação para inicio das aulas


segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013


Prefeito de Caaporã reúne professores e nova secretária de educação para inicio das aulas

 
O prefeito de Caaporã, Dr. João Batista reunião no Ginásio Poliesportivo da cidade dezenas de professores e apresentou a nova secretária de Educação, Lenira Rodrigues. 

Dr. João iniciou seu pronunciamento desejando boa sorte a nova Secretária que já tem uma vasta experiência na área de Educação, pois foi adjunta da pasta por anos. 

A nova secretária, Lenira Rodrigues agradeceu a ex-gestora da educação Carliete Trajano pelos 16 anos a frente da educação de Caaporã.

"Carliete, agradeço pelos 16 anos de excelentes serviços prestados a educação de Caaporã, sei que posso contar com você. Peço esforço de todos professores, pois estive em Brasília recentemente em audiência no Ministério da Educação e fui informada que a rede de alunos dos municípios, terá que realizar avaliações periódicas e se não alcançar boa pontuação o município perderá recursos do FMDE. Por isso, conto com o empenho de vocês", disse Lenira.

Por sua vez, o prefeito falou sobre o pagamento dos professores, pediu desculpas pelo atraso e informou que sua equipe fará de tudo para colocar todos os pagamentos em dia.Continuando sua fala, Dr. João pediu que os professores o procurem para resolver os assuntos pedentes, pois as portas do seu gabinete estão abertas para recebe-los. "Peço aos amigos que me procurem, vão até o meu gabinete pois estarei lá para recebe-los. Antes de ir ao Ministério Público, falem comigo, pois irei identificar o erro e o culpado pelo o erro e vou conserta-lo", declarou.

Finalizando seu pronunciamento, o gestor que está no seu quinto mandato falou da importância da educação e disse que uma cidade, um estado e um pais sem educação não terá sucesso e muito menos futuro promissor. "Tenho boas ideias que devo implantar esse ano na nossa educação, faremos reuniões com os pais de alunos para criar uma comissão de pais em várias escolas", e encerrou agradecendo aos pais, ao presidente da Câmara, Dorival Almeida e demais vereadores presentes no Ginásio. 

Luiz Cláudio com Joelma Alves




Secretarios: Flávio OKamura, Carmem Dolores, Aderaldo, Rosane e o Engenheiro Milton
Secretário Lindinaldo Chaves, Presidente da Câmara Dorival,
 Professora Carliete, e aSecretária de Educação Lenira


Vereadores: Choco Nazário, Felipe, Bio de Zezé, Ir.Fred, Paulo Sá, e Irmã Ivanilda.



Secretária de Educação Lenira
Ex-secretária de Educação Professora Carliete 


Professores da rede Municipal de Caaporã
Presidente da Câmara Vereador DorivaL
Prefeito João Batista Soares
Apresentação da cerimonia: Sec. Izabel Barbosa

Crianças tapam buracos por esmolas na ponte que liga Alhandra a Cupissura



Crianças tapam buracos por esmolas 

Quem trafega na estrada que liga a cidade de Alhandra ao distrito de Cupissura em Caaporã, se depara com uma triste realidade. Crianças em idade escolar, de 06 a 12 anos ficam o dia todo na PB-034, na ponte que liga as duas cidades, tapando buracos e pedindo esmolas aos motoristas que circulam na localidade. Moradores informaram que o DER já foi comunicado da situação precária da estrada, mas o silêncio foi dado como resposta.

Nossa reportagem conversou com uma criança que tem 10 anos e afirma que não vai a escola para ficar tapando buracos por trocados. "Moço eu ganho 5 reais por dia aqui, tô juntando dinheiro e na escola não tem dinheiro", disse o garoto.



 Situação precária da Ponte
 Não existe sinalização e iluminação
Pontes e Estradas do Litoral Sul abandonado pelo Governo do Estado

Devido a precariedade das estradas no litoral sul, muitas crianças praticam esse ato arriscando as próprias vidas. Como afirma uma moradora de Alhandra "Uma criança foi atropelada por uma moto que desviou dos buracos, olhe a buraqueira aí", disse dona Anésia.

Motoristas fazem um verdadeiro malabarismo para passar por essa ponte, sem contar que os pedestres também sofrem pois a cabeceira da ponte está desmoronando. "A gente que passa por aqui sofre sem sinalização e iluminação nessa ponte que é abandonada", concluiu o ciclista Claudionor. 

Fica a dica para o conselho tutelar e Ação Social das duas cidades, já que tem crianças tanto de Caaporã como de Alhandra.

Luiz Cláudio com Joelma Alves

Crianças tapam buracos por esmolas 

Quem trafega na estrada que liga a cidade de Alhandra ao distrito de Cupissura em Caaporã, se depara com uma triste realidade. Crianças em idade escolar, de 06 a 12 anos ficam o dia todo na PB-034, na ponte que liga as duas cidades, tapando buracos e pedindo esmolas aos motoristas que circulam na localidade. Moradores informaram que o DER já foi comunicado da situação precária da estrada, mas o silêncio foi dado como resposta.

Nossa reportagem conversou com uma criança que tem 10 anos e afirma que não vai a escola para ficar tapando buracos por trocados. "Moço eu ganho 5 reais por dia aqui, tô juntando dinheiro e na escola não tem dinheiro", disse o garoto.



 Situação precária da Ponte
 Não existe sinalização e iluminação
Dramas do Litoral Sul abandonado

Devido a precariedade das estradas no litoral sul, muitas crianças praticam esse ato arriscando as próprias vidas. Como afirma uma moradora de Alhandra "Uma criança foi atropelada por uma moto que desviou dos buracos, olhe a buraqueira aí", disse dona Anésia.

Motoristas fazem um verdadeiro malabarismo para passar por essa ponte, sem contar que os pedestres também sofrem pois a cabeceira da ponte está desmoronando. "A gente que passa por aqui sofre sem sinalização e iluminação nessa ponte que é abandonada", concluiu o ciclista Claudionor. 

Fica a dica para o conselho tutelar das duas cidades, já que tem crianças tanto de Caaporã como de Alhandra.

Luiz Cláudio com Joelma Alves